Chat GPT e outras ferramentas chegaram para revolucionar as experiências de compra e venda de imóveis
Considerado um dos mais tradicionais em termos de vendas e atendimento ao cliente, o mercado imobiliário vem sofrendo constantes transformações nos últimos anos, principalmente com o avanço de tecnologias a base de IA (Inteligência Artificial). As estratégias de marketing das corretoras de imóveis, responsáveis por detectar, contactar e aproximar compradores e vendedores, estão sendo repensadas na medida em que ferramentas como Chat GPT, chat bots, QR Codes ou imersões em realidade virtual entram na jogada.
O recurso mais recente que ganhou o Brasil e o mundo foi o Chat GPT, lançado em novembro de 2022 pela americana OpenAI. O software consiste em uma tela semelhante a uma conversa no WhatsApp, porém o usuário interage com uma inteligência artificial que responde desde perguntas simples até as mais complexas. Voltando ao mercado imobiliário, essa ferramenta permite ao comprador que busque, por exemplo, um apartamento de 120m² com duas suítes e garagem privativa para dois carros na zona sul de uma determinada cidade. Já para quem busca vender um imóvel, em questão de segundos a IA pode fornecer um texto chamativo com todos os diferenciais do apartamento, incluindo informações como metragem, localização, valor, serviços nas proximidades, entre outros fatores.
Especialista na área de tecnologia de dados e publicidade digital, Michelle Berti reforça que as pessoas ainda desconhecem o potencial que tem nas mãos. “Ações e estratégias antes feitas em semanas podem ser finalizadas em questão de segundos. Devemos enxergar o avanço tecnológico como um grande aliado do nosso cotidiano. A inovação vem para trazer oportunidades de negócio, mas cabe as pessoas se manterem atualizadas nas novas ferramentas que chegam ao mercado diariamente, principalmente as corretoras que estão na linha de frente quando o assunto é compra e venda imobiliária”, ressalta.
Michelle também explicou que a coleta e análise de dados feitas pelas corretoras estão mudando. “Com a ajuda de algoritmos de aprendizado de máquina, essas empresas podem identificar padrões de compra e venda de imóveis, bem como perfis de clientes e suas preferências. Isso permite que elas possam personalizar a oferta desses produtos para atender às necessidades específicas de cada cliente. Além disso, os sites integrados ao mercado estão cada vez mais usando chat bots para atender clientes em tempo real. Esses robôs de bate-papo são programados para responder a perguntas ‘comuns’ do dia a dia, economizando tempo e recursos, permitindo que os funcionários possam se concentrar em tarefas mais importantes”, diz.
QR Codes e visitas virtuais
Outra ferramenta que tem se mostrado útil para o mercado imobiliário é o já conhecido QR Code, que consiste em uma imagem aparentemente igual umas das outras, mas cada uma esconde particularidades que, ao ser escaneadas com uma câmera de smartphone, levam o usuário a diferentes páginas da internet. O artifício é perfeito para poder reunir todas as informações em um só lugar. As corretoras estão utilizando colocar esses códigos em anúncios de imóveis, em comerciais, panfletos, placas de rua, cardápios de restaurante e muito mais.
As visitas virtuais são uma maneira eficaz de mostrar os imóveis de uma forma mais realista, mesmo estando fora de um apartamento decorado, por exemplo. Elas permitem que os clientes vejam o interior dos imóveis de todos os ângulos, tendo uma ideia clara do espaço e da disposição dos cômodos e móveis. Isso pode ajudar a acelerar o processo de compra, já que os clientes podem se sentir mais confiantes em relação à sua escolha. Ideal para quem mora longe ou tem dificuldades para visitar presencialmente o empreendimento.
Convenção de Vendas
O tema “O Poder da Inteligência Artificial no Marketing Imobiliário” deu norte a palestra conduzida pela Michelle Berti na primeira Convenção de Vendas da Perplan Empreendimentos, incorporadora e urbanizadora de Ribeirão Preto (SP). O evento feito exclusivamente para os parceiros da empresa reuniu convidados especiais do mercado imobiliário nacional, explorando assuntos já conhecidos e as tendências para o futuro do cenário imobiliário do Brasil e do mundo.
Durante sua apresentação, Michelle mencionou a necessidade de saber usar a inteligência artificial, além de falar sobre outras estratégias que podem ser usadas com uso da tecnologia como elaborar contratos, redigir posts para redes sociais, captar e enviar mensagens para leads, uso otimizado de e-mails marketing, necessidade de sites integrados, importância de estar segundo leis como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e muito mais.
Diretor Presidente da Perplan, Ricardo Telles falou após a palestra e salientou que nós, humanos, é quem devemos aprender a lidar com a IA. “A verdadeira inteligência está com a gente, na nossa cabeça. Quando entrei no Chat GPT pela primeira vez fiquei surpreso com o que o software consegue fazer, porém, ele trabalha e me fornece informações na medida que eu pergunto para ele. Por isso a chave está no que realmente se quer buscar. O que, de fato, precisamos aprender. Apesar de revolucionário, a ferramenta ainda erra muitas vezes, portanto é preciso cuidado para não se perder no meio de tantos dados em tão pouco tempo”, conclui.
Fonte: Manezinho News